Comunicação Social

domingo, junho 25, 2006

Caos e Informação

A Teoria do Caos

Na matáfora do Demônio de Laplace, o cientista francês propôs que, se uma consciência soubesse todos os dados de todas as partículas do universo e fosse capaz de fazer os cálculos necessários, teria condições de prever o seu funcionamento com perfeição. O Demônio Laplaciano teria diante de si o passado, o presente e o futuro, embora não pudesse intervir nele, pois todos os acontecimentos já estariam previstos.

Entretanto, a situação pode funcionar na teoria, mas na prática isso não ocorre. A maioria dos sistemas não pode ser determinado em decorrência do Efeito Borboleta: uma borboleta, batendo suas asas na Muralha da China pode provocar uma tempestade em Nova York. Parece brincadeira, mas não é. Fenômenos em que um pequeno fator provoca grandes provocações são mais comuns do que se pensa. Um segundo de atraso pode ser a diferença entre a vida e a morte para alguém que perdeu o avião que caiu.

Teoria da Informação

Os teóricos do caos foram buscar na teoria da informação a base científica para concluírem que não existe caos, mas padrões de diferentes níveis de complexidade. Um padrão mais complexo é mais caótico, um mias simples é mais ordenado.

Para a Teoria da Informação, uma sequência mais complexa (e caótica) seria mais informativa, pois traz mais variedade. O caos é informativo enquanto a ordem é redundante.

Quando penso na minha vida, vejo que sou fruto de um encontro muito improvável entre meus progenitores. Vejo que sou produto de um espermatozóide salvo entre cento e oitenta milhões que, não sei por sorte ou infortúnio, se introduziu no óvulo de minha mãe. Soube que fui vítima de manobras abortivas, que deram resultado com meu predecessor, mas ninguém saberá dizer porque escapei à arrastadeira (...) E cada vida é tecida dessa forma, sempre com um fio de acaso misturado com o fio da necessidade. Sendo assim, não são fórmulas matemáticas que vão dizer-nos o que é uma vida humana, não são aspectos exteriores sociológicos que a vão encerrar no seu determinismo. - Edgar Morin

Fonte: e-book "Teorias da Comunicação" de Ivan Carlo do site virtualbooks.terra